PARA INICIANTES:
SE VOCÊ ESTÁ INICIANDO UMA CRIAÇÃO DE PAVÕES PELA PRIMEIRA VEZ, DEVE FAMILIARIZAR-SE BEM COM AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA A CRIAÇÃO ADORÁVEL DESTAS AVES GRACIOSAS E EXÓTICAS. ISSO PODE SER FEITO LEENDO O QUE ESTÁ ESCRITO NESTA PÁGINA, VERIFICANDO INFORMAÇÕES NA INTERNET OU CONSULANDO ALGUÉM QUE JÁ TENHA EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DE PAVÕES.
INTERESSANTE
Iniciando uma criação de pavões em ambiente doméstico é possível depois de se aproximar das condições naturais de vida. É melhor quando o pavão é solto livremente no quintal, mas com o estilo de vida moderno quase sempre há algo que impede isso: hortas, caminhos de flores, falta de cercas confiáveis, outros animais de estimação. Se você conseguir combinar tudo isso, proporcionará excelentes condições para seus pavões.
Iniciando uma criação de pavões na outra opção, a ave necessita de uma gaiola (aviário) suficientemente grande, com 3-5 m de comprimento, 4 m de largura e 2-2,5 m de altura. Também é obrigatório um pequeno galpão ou uma sala fechada, para se abrigar durante o inverno frio. dias (deve verificar se há pregos, parafusos, pedaços de isolamento e outros materiais esquecidos que possam ser ingeridos pelas aves). A luz solar é uma fonte de calor para o pássaro, o que torna as cores das penas mais brilhantes.
Outro fator muito importante para qeum tá Iniciando uma criação de pavões é a alimentação. Pode ser alimentado com sementes: girassol, milho, misturas e outros tipos de sementes, além da ração para galinhas. A vegetação rica em vitaminas é uma necessidade. As verduras preferidas pelos pavões são couve , repolho, dente-de-leão, restos de frutas e vegetais, bem como grama recém colhida.
Outro fato importante para quem está Iniciando uma criação de pavões é a limpeza semanal dos locais onde se encontram as aves , sua manutenção limpa protegem humanos e as aves de doenças. Para garantir a tranquilidade das aves, o proprietário coloca um puleiro de madeira a uma altura de 1 a 1,5 m do solo. Geralmente sobem à noite, pois seu instinto de autopreservação não desapareceu . com isso o pavão sente que está protegido em lugares altos .
È impornate saber que Iniciando uma criação de pavões que esse tipo de ave costumam fazer sons estridentes . Eles se tornam mais intensos durante o período reprodutivo – primavera. Noite ou dia, o grito do pavão ecoa como uma selva. Para alguns é exótico, para outros um grito surpreendente é uma questão de percepção.
Cuidados Básicos , Iniciando uma criação de pavões
l Estrutura
O viveiro pode ser construído pelo próprio criador. Em uma área de 3 x 3 por 2 metros e altura, instale as telas nas laterais e no teto, que deve ter parte coberta pelas telhas, para proteger as aves da chuva e do sol muito forte. Escolha um local protegido de ventos e umidade. Evite que os animais fiquem em contato direto com o chão, usando AREIA de rio, (areia de construção) como cobertura no chão para aves, assim evitando que as aves comam suas fezes, entre outros problemas que podem ser causados colocando a ave direto no chão.
A cada 3 meses deve ser feita e desinfecção do ambiente das aves aplicando cal Hidratado (cal de reboco) que se encontra nas casas de matérias de construção, usar o branco. Deve ser aplicado em todo o chão do viveiro. https://www.youtube.com/watch?v=EqCzbWJFRgg
Apesar da rusticidade dos pavões, são recomendados alguns cuidados no manejo, principalmente em relação aos filhotes, que são frágeis e sensíveis à umidade, ao frio e a verminoses. Siga um programa de aplicação de vacinas e vermífugos orientados por um veterinário ou profissional especializado de sua região.
Mantenha as aves filhotes em local fechado sem incidência de vento frio e de chuva ate que eles completem 1 ano de vida, deixando-os presos no período de inverno quando filhotes.
Pode até ser soltos durante o dia para comer gramas e ficar um pouco no sol, mais devem ser presos quando estiver chovendo e no período noturno.
Dicas: Iniciando uma criação de pavões
Vermifugue seus pavões. Os pavões engaiolados devem ser vermifugados pelo menos uma vez a cada 4 meses (com mais frequência se necessário). Os pavões que ficam ao ar livre precisam do cuidado pelo menos uma vez a cada três meses. Há uma grande variedade de produtos que podem ser usados para a vermifugação. No entanto, a maioria deles é feita para cachorros, gatos, galinhas, perus ou vacas.
AS AVES GRANDES SÃO SEMPRE MAIS CARAS DO QUE AS JOVENS (VÁRIOS MESES), E AS ESPÉCIES QUE SÃO RARAS E TÊM PREÇO ALTO, INDEPENDENTEMENTE DA IDADE, POIS ALGUMAS ALCANÇAM VALOR DE COLECIONADOR.
Avisos:
Evite dar chocolate, café ou álcool para os seus pavões, já que esses alimentos podem ser tóxicos.
Apesar de que os pavões podem ser deixados juntos com as galinhas, a histomonose, causada por um germe transmitido pelas lombrigas, é comum nos pavões desse caso. É preferível que se tenha acomodações separadas para as duas espécies.
Os gritos altos dos pavões são um problema se for criá-los em áreas urbanas.
Evite contato com objetos metálicos como moedas, brinquedos, pregos, solda ou fios frouxos.
Não deixe dois pavões machos no mesmo viveiro. Eles vão brigar e a morte geralmente é o resultado desses conflitos.
As pavoas são suscetíveis a ataques de raposas, principalmente se estiverem cuidando de filhotes. Os machos têm mais condições de se defenderem sozinhos e vão logo voar para alguma árvore, por isso, frequentemente há muito mais pavões que pavoas.
Quer saber mais sobre as mutaçoes dos Pavões ?? Acesse o link ( Mutações dos Pavões )
Adquira um casal de Pavao do Nosso Criatório no link ( Criatório Tudo Aves )
Conheça mais sobre nosso criatório acessando nossa plataforma ( youtube )
Conheça mais sobre nosso criatório acessando nossa plataforma ( Instagram )