Produto indisponível no momento

Classificação científica

Nome científico:  Indo - Chinese 

Nome comum: Pavão Spalding 
Nome em inglês: Peacock
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae

Período de acasalamento: de Agosto a  janeiro 
Tamanho: Até 2,15 m, incluindo 60 cm de cauda

O Pavão Spalding l recebeu o nome da falecida Sra. Spalding da Califórnia. Pavão Spalding resultou de um cruzamento das duas espécies de Pavão . O resistente índio-azul (Pavo cristatus) e o Java-verde (Pavo muticus).

Um Pavão Verde java  e uma Pavoa Ombros negros  foram criados juntos pela Sra. Spalding criando o primeiro Pavão Spalding.

O macho Pavão Spalding é semelhante em cor ao Java . No entanto, sua forma corporal é mais fina do que o Pavão Azul Indiano. O pavão Spalding também é muito maior em tamanho corporal do que o Pavão Azul . As pernas do Pavão Spalding também são ligeiramente mais longas que as do Pavão Azul .

O Pavão Spalding é mais colorido do que o Pavão Azul . O Pavão Spalding tem uma cor verde metálico muito mais definida ao redor do pescoço. Eles também têm penas mais escuras em seu corpo do que o  Pavão Azul . Eles são muito bonitos e as pavoas mostram a maior cor de todas as variedades de pavoas, com exceção do verde java.


A cauda dos pavões machos (utilizada na corte das fêmeas) é um exemplo de seleção sexual, e embora tenha o nome de cauda, esta é na realidade formada pelas penas superiores da sua cobertura. A cauda propriamente dita é castanha e curta como nas fêmeas.

A sua postura é de 4 a 8 ovos que levam 28 dias a chocar. Os ovos são castanhos claros e são postos um por dia, geralmente de tarde. O macho não ajuda no cuidado dos ovos e é polígamo, podendo ter até seis fêmeas.

Alterações genéticas no pavão-azul originaram algumas subespécies conhecidas como pavão-branco (albino), pavão de ombros, pavão-arlequim.


l  Início

 A compra de pavões deve ser realizada de produtores experientes. Comece com um macho e uma ou duas fêmeas saudáveis e de linhagens de raças puras, para assegurar penas com tons de intensidade destacada. Entre as mais conhecidas estão pavão-azul-real, que tem na cauda desenhos que parecem olhos; pavão-branco; pavão verde de Java; pavões-ombro; e pavões-alerquim. O valor da ave depende de vários fatores, como idade, raça e, inclusive, comprimento da cauda. No entanto, em geral os preços caem após o período de reprodução e acasalamento, quando ocorre a troca de penas.


l Ambiente

Locais de clima tropical a quente são os mais indicados para criar pavões. Embora as aves possam ficar soltas na propriedade, o mais indicado é mantê-las em viveiros instalados em terrenos secos e com boa incidência de sol. Disponibilize um espaço com areia, onde os pavões gostam de se deitar e comer os grãos para auxiliar a digestão.


l Estrutura

 O viveiro pode ser construído pelo próprio criador. De material, são necessárias madeira, tela de arame e telhas de barro. Em uma área de 3 metros por 2 metros e altura a partir de 2,5 metros, instale as telas nas laterais e no teto, que deve ter parte coberta pelas telhas, para proteger as aves da chuva e do sol muito forte. Escolha um local protegido de ventos e umidade. Evite que os animais fiquem em contato direto com o chão, usando palha seca ou serragem de madeira como forro, com trocas a cada oito dias.


l Criadeira

 É preciso recorrer a uma criadeira elétrica ou a gás, pois as pavoas não se dedicam ao aquecimento que os filhotes precisam nos primeiros dois meses de vida. O equipamento deve ser instalado em local protegido de sol e chuva e ter temperatura regulada de acordo com o crescimento das penas dos pavõezinhos.


l  Cuidados

 Apesar da rusticidade dos pavões, são recomendados alguns cuidados no manejo, principalmente em relação aos filhotes, que são frágeis e sensíveis à umidade, ao frio e a verminoses. Siga um programa de aplicação de vacinas e vermífugos orientados por um veterinário ou profissional especializado de sua região.


l Alimentação

Para cada fase da vida do pavão, há uma alimentação específica. Após 24 horas do nascimento, os pintinhos devem receber ração inicial por seis meses, quando após  passa-se para a de crescimento; no período de acasalamento, alimente as aves com ração de reprodução/postura. Reforce as refeições dos filhotes com ovos cozidos e folhosas picadas, mas não dê alface, que causa diarreia e enfraquece a ave. Instale um bebedouro automático para ter sempre água limpa e fresca à vontade.


l Reprodução

 Ocorre entre setembro e janeiro com as aves que já atingiram 2,5 anos de vida, idade da maturidade sexual dos pavões. Com duas a três posturas por ano, a pavoa bota, em média, 23 ovos, que eclodem em cerca de 30 dias. Durante o choco, galinhas e peruas podem substituir as pavoas, que não são muito afeitas à prática.


l Notas Importantes

A Loja não é responsável por erros descritivos. As fotos contidas nas páginas e produtos são meramente ilustrativas do produto e podem variar de acordo com o criador e ninhada.
Os preços anunciados neste site ou via e-mail promocional podem ser alterados sem aviso prévio.


l Transporte e Entrega de Aves:


- O envio Aéreo de aves será feito no prazo máximo de 15 dias após a compra, havendo variação na data de envio a Equipe  entrará em contato.


- Para entrega de Aves em nossas rotas de entrega não existirá data pré-definida devido à necessidade de se existir um número mínimo de pedido para a determinada região a fim de se abrir a rota de entrega.


- A retirada de aves com nossos parceiros só será liberada após agendamento prévio com o criatório escolhido para retirada da ave. Sendo que a escolha do criatório deverá ser consultada antes da compra.



l ATENÇÃO: PARA CONSULTAR AS AVES CONSIDERADAS DOMÉSTICAS, E QUE PORTANTO NÃO REQUEREM AUTORIZAÇÃO DO IBAMA P/CRIAÇÃO, REPRODUÇÃO OU COMERCIALIZAÇÃO, VISUALIZE O  ANEXO I DA PORTARIA 93/1998.